sexta-feira, agosto 29, 2008

Trailer - Fast & Furious


O que se pode esperar deste próximo Fast & Furious? Esquecendo os números que dão continuação às sequelas, o trailer deste 4º mostra que não só Paul Walker como Vin Diesel estão de volta depois da ausência que fez particularmente falta no terceiro filme. Apesar de se revirar os olhos quando se fala de sequelas, a cena que abre o trailer conseguiu despertar-me alguma curiosidade. O filme estreia em 2009 e o respectivo trailer pode ser visto aqui.

Trailer - Max Payne


Já está online o novo trailer do filme Max Payne, com Mark Wahlberg, a chegar aos cinemas a 16 de Outubro.

Estreias - 28 Agosto 2008


Viagem ao Centro da Terra - 3D
Informações - Críticas - Site

Babylon A.D.

Informações - Críticas - Site

Star Wars: A Guerra dos Clones

Informações - Críticas - Site

A Ilha de Nim
Informações - Críticas - Site

Terra de Bravos
Informações - Críticas - Site

sexta-feira, agosto 22, 2008

World of Warcraft


Sabe-se que a Warner Brothers e a Legendary Pictures adquiriram os direitos de World of Warcraft para o cinema. A adaptação cujo nível de CGI era ainda imprevisível e seria live action, ou seja, representado por actores de carne e osso. Até agora não existem novidades quanto ao projecto mas entretanto está na net o cinematic trailer para World of Warcraft: Wrath of the Lich King, jogo que estará disponível no final do ano. Este pequeno trailer abre o apetite para o que poderia ser uma espectacular adaptação cinematográfica. Bem programado, seria possível. Mas é difícil acreditar...

quinta-feira, agosto 21, 2008

Estreias - 21 Agosto 2008


Hellboy II: O Exército Dourado
Informações - Críticas - Site

Aquele Querido Mês de Agosto
Informações - Site

Superhero Movie - Um Estrondo de Filme
Informações - Críticas - Site

Posters - W.


Superman e o futuro


A Warner Brothers está indecisa sobre que destino dar a Superman: Man of Steel, o projecto que supostamente segue a história a partir de Superman Returns (2006) de Bryan Singer. No entanto este capítulo que fez tributo aos primeiros filmes da saga não alcançou a barreira que o estúdio pretendia, ficando aquém das expectativas. O estúdio pondera esquecer Superman Returns e recriar mais uma vez o franchise. Bryan Singer é avisado desta forma que está convidado a participar nesta decisão, mas que se interferir poderá ser despedido do projecto.

Poster - Transporter 3

The Hobbit - o início


Guillermo del Toro anunciou que o trabalho em The Hobbit começou finalmente, tendo ele se juntado a Fran Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson na escrita do argumento para a adaptação. Este último trio já havia sido responsável pela escrita de Lord of the Rings para o ecrã, portanto são boas notícias. Estima-se que o filme comece a ser rodado no final de 2009 para estreiar durante a época de Natal de 2011 e 2012.

Posters - Australia



Who Watches the Watchmen?


A tagline do título pode bem ser utilizada para esta situação. A Fox era, aparentemente, detentora dos direitos de distribuição de uma adaptação da famosa graphic novel de Alan Moore, embora a Warner Brothers tenha avançado com a produção do filme e agora dá mostras da vasta campanha de promoção. Os dois estúdios estão desta forma envolvidos numa batalha legal que pode atrasar a muito antecipada estreia de Watchmen em Março de 2009. Para ler mais, cliquem aqui.

Posters - Max Payne


terça-feira, agosto 19, 2008

Rosario Dawson e o novo conceito de série


No passado dia 18 estreou na NBC.com e conjuntamente no SCIFI.com o primeiro episódio de Gemini Division, uma série inteiramente produzida para a web, que conta com a participação de Rosario Dawson como Anna, a personagem central. Anna, uma polícia americana, encontra-se em Paris de férias com o seu namorado. A acção desenrola-se a partir daqui, quando o casal se vê perseguido pela sua agência, e em guerra com indivíduos de carácter artificial.

A NBC Universal Digital Studios apresentou o conceito como uma mistura entre entretenimento e propaganda, mas a pergunta é: será televisão? Ainda não chegou o dia em que a televisão e os computadores mais recentes se tornam num só e por essa razão é ainda muito cedo para se perceber o papel deste novo tipo de narrativa. Corre apenas que em comparação com as séries transmitidas na TV, este conceito é ainda bastante ingénuo e que apesar da carismática figura de Dawson, os cenários digitais são bastante óbvios e a produção destes webisódios se encontra ainda bastante limitada devido ao orçamento e em grande parte ao interesse público suscitado pela novidade. E, claro está, ao facto de não estar acessível a todos pela rede.

sexta-feira, agosto 15, 2008

Para os fãs resistentes da série...


Os Ficheiros Secretos estão de volta. Mas de volta ao cinema. Depois de uma década de transmissão na televisão, passando por uma primeira (não muito famosa) transição para a grande tela, os criadores acharam que era altura para ressuscitar o franchise. Mas, talvez tenham avaliado mal a questão. Ficheiros Secretos: Quero Acreditar não é, no entanto, um mau filme; é apenas um filme que não sobrevive à expectativa que se pode criar à sua volta.

À partida pode-se pensar que o principal erro será não voltarmos à premissa que alimentou esta série televisiva e que rondava as conspirações secretas extra-terrestres. O filme funciona bem sem essa premissa de qualquer forma. A sensação maioritariamente transmitida é de que Fox Mulder e Dana Scully são personagens que pertencem ao passado e que foram talvez demasiado exploradas. Qualquer fã que se preze conhece o ponto de vista destes dois agentes do FBI que aqui é elevado a um extremo que, provavelmente, só poderias ser conseguido numa longa-metragem.

Os contras desta película estão a meu ver fortemente ligados a um fraco enredo que, este sim, poderia ser abordado num episódio de 50 minutos, fossem as circunstâncias diferentes. David Duchovny e Gillian Anderson voltam fortes como sempre foram para os papéis que os lançaram para a ribalta, mas é pena que o filme não se consiga posicionar numa de duas opções: ligado ou não ligado à backstory das personagens - e por sua vez à série.

Até foi bastante bom voltar a rever X-Files embora este sofra do conceito puxado ao extremo.

DragonBall


Aqui fica uma das mais recentes imagens de DragonBall, versão cinema. Nas últimas semanas têm surgido algumas imagens oficiais, que são apenas updates das que já tinham circulado pela net. O filme estreia em Abril de 2009.

Mike Myers, o novo bastardo


O actor Mike Myers viu o seu último filme, The Love Guru, tornar-se num dos maiores flops deste Verão nos EUA. Há algumas semanas o actor anunciou que, talvez numa tentativa de salvar a sua carreira (enquanto não estreia o próximo Shrek), que estava a desenvolver uma ideia para um novo Austin Powers.
Hoje surge a notícia de que Quentin Tarantino, que está a avançar a passos largos com o seu novo projecto Inglorious Bastards, reservou um pequeno papel para Myers neste filme sobre a 2ª Guerra Mundial. A produção propriamente dita terá início em Outubro na Alemanha e Tarantino pretende ter a sua nova obra pronta para o festival de Cannes de 2009. Mike Myers junta-se assim a um elenco que já é composto por Brad Pitt, Nastassja Kinski, Simon Pegg, David Krumholtz, B.J. Novak e Eli Roth.

Harry Potter adiado


Os fãs de Harry Potter vão ter de esperar mais algum tempo pela estreia da 6ª aventura. Respectivamente 8 meses... A Warner Bros. avançou hoje a decisão de se alterar a estreia de Half-Blood Prince de Novembro para uma estreia mundial a 17 de Julho de 2009. Por essa altura já se encontrará em rodagem o capítulo The Deathly Hallows. O estúdio avançou duas razões para esta grande mudança, sendo o Verão uma melhor altura para o mercado cinematográfico (e considerando que o 5º filme arrecadou o melhor montante monetário após A Pedra Filosofal) e também o facto de muitos filmes ainda estarem a receber repercussões da greve de argumentistas, criando alguns atrasos e mudanças noutros grandes projectos que por sua vez abriram esta "janela de oportunidade". Vendo as cosias do lado positivo, o tempo de espera para Deathly Hallows (que será dividido em duas partes) será mais curto.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Valkyrie para Dezembro


Depois de muitas voltas a MGM e a United Artists decidiram finalmente fixar uma data de estreia definitiva para Valkyrie, e será a 26 de Dezembro deste ano. Provavelmente teremos de esperar a estreia nacional para os primeiros meses de 2009. A decisão foi tomada após alguns bem recebidos visionamentos públicos de teste. O filme de Bryan Singer é protagonizado por Tom Cruise e baseado num episódio verídico da 2ª Guerra Mundial.

Estreias - 14 Agosto 2008


Wall-E
Informações - Críticas - Site

domingo, agosto 10, 2008

Wall.e ou Short Circuit? Hum...


...




sábado, agosto 09, 2008

R.I.P - Bernie Mac 1957-2008


Actor Norte-Americano faleceu hoje de manhã devido a complicações derivadas de uma pneumonia. As primeiras noticias sobre o seu estado de saúde critico chegaram a semana passada. Depressa, a sua publicista fez saber que a sua condição estava estável e que brevemente voltaria a casa. Infelizmente, o actor não resistiu.

Bernie Mac sempre personificou o "cool black" e sentia-se a vontade no mundo da comédia. Em 2001 estreou a sua sitcom "The Bernie Mac Show" (que por cá vimos na extinta Sic comédia) e que durou 6 temporadas. No cinema, foi um dos elementos do bando a Clooney e Pitt na saga dos "Ocean's" e participou também na sequela dos "Anjos de Charlie" e mais recentemente no blockbuster "Transformers".

Bernie Mac tem ainda 4 filmes a estrearem até 2009.

Agora, que repouse em paz.


Stay Tuned.

quinta-feira, agosto 07, 2008

Estreias - 7 Agosto 2008


Get Smart - Olho Vivo
Informações - Críticas - Site

X-Files: I Want to Believe (Ficheiros Secretos: Quero Acreditar)
Informações - Críticas - Site

The Hottest State (O Estado Mais Quente)
Informações - Críticas - Site

James Cameron e Avatar

Um década depois de James Cameron se afastar de projectos narrativos com Titanic o realizador volta com um inovador conceito cinematográfico que promete revolucionar não só o desenvolvimento de projectos em 3-D, como também o mundo da 7ª arte, com o seu novo filme Avatar. Cameron trabalhou nalguns projectos mais documentais como Ghosts of the Abyss já colocando em prática algumas inovações do mundo tridimensional. Mas com Avatar entramos numa ambiciosa reviravolta, que combina, a três dimensões, imagem real com animação por computador, com novas técnicas de filmagem. Podem ler aqui o artigo mais pormenorizado sobre este Avatar, que estreia em Dezembro de 2009 e já conta com dois anos e meio de produção.
Cameron e o director de fotografia Vince Pace acreditam nesta nova tecnologia para o futuro, que já vai sendo disponível para os lares e em como se deve apostar em projectos a 3 dimensões agora que sirvam como valor de arquivo (como acontece com Ghosts of the Abyss).
Entre o elenco que protagoniza Avatar estão os actores Laz Alonso, Sam Worthington, Sigourney Weaver. Giovanni Ribisi, Zoe Saldana e Michelle Rodriguez.

terça-feira, agosto 05, 2008

Próximos vilões?


Depois da estreia de The Dark Knight, era só uma questão de tempo até se começar a pensar, ou melhor especular, sobre o que Chris Nolan nos pode trazer num terceiro filme. Aqui especificamente, as hipóteses recaem sobre os possíveis vilões. E é então que na net surge isto:
1. Johnny Depp como The Riddler
2. Phillip Seymour Hoffman como The Penguin
3. Angelina Jolie como Catwoman
A meu ver nenhuma destas hipóteses faz muito sentido mas afinal, estamos dentro do campo especulativo. E também inicialmente ninguém dizia que Ledger desse um bom Joker e voilat! Eu acho que as areias de The Dark Knight vão ter de assentar antes dos criadores avançarem com alguma informação oficial.

segunda-feira, agosto 04, 2008

The Spirit Poster

sexta-feira, agosto 01, 2008

Filme para Venom


Enquanto o novo Spider-Man não chega aos cinemas a Sony anunciou que está a pensar em trazer um filme inteiramente dedicado ao Venom para a grande tela. O projecto seria algo do género que a Fox fez com X-Men, com um filme apenas sobre Wolverine.
Topher Grace, que interpretou Venom em Spider-Man 3, não é no entanto uma escolha prioritária do estúdio para voltar. A Sony não está convencida de que o actor consiga acarretar aos ombros um filme inteiro.

Sequela desnecessária

O franchise da Múmia, trazido à luz por Stephen Sommers, estava bastante morto desde 2001 quando O Regresso da Múmia estreou nos cinemas. Sete anos depois a Universal não desistiu de o reavivar para um terceiro capítulo, colocando Rob Cohen na realização e mudando o cenário do Egipto para a China e substituindo o vilão Imhotep (Arnold Vosloo) pelo Imperador Han, personificado pelo actor Jet Li. Assim pensado a ideia pode até nem ser má de todo, mas o resultado deste A Múmia: O Túmulo do Imperador Dragão é absolutamente desastroso. Assistir a este filme faz-nos pensar que os seus antecessores são obras-primas do cinema. Talvez devessem ter deixado esta terceira parte enterrada.

O argumento é a primeira peça que faz desabar este blockbuster, criando uma história completamente desprovida de um tom aventureiro, com diálogos que repetem cliché atrás de cliché. Brendan Fraser volta a interpretar Rick O’Connoll, agora mais velho, sem piada e com o filho Alex (Luke Ford) também mais velho e que segue as passadas dos pais nas descobertas arqueológicas e na rebeldia. Rachel Weisz está infelizmente (ou será felizmente?) ausente deste filme, tendo sido substituída por Maria Bello no papel de Evy. Esta última encontrava-se no meu ranking como das melhores actrizes de Hollywood do momento mas que aqui me desiludiu do início ao fim. Não foi só o seu sotaque forçado, mas a forma como foi dirigida está de uma forma muito diferente do que Sommers conseguiu nos filmes anteriores. Nem a linha de diálogo de que Evy é uma mulher mudada justifica esse facto. Infelizmente Bello não esteve à altura de Rachel Weiz. Mais valia ter sido inventada uma nova personagem. Apenas John Hannah na personagem de Jonathan, consegue arrancar alguns risos.

A juntar, os efeitos visuais não estão maus no geral, embora pudessem ser melhores; o filme apresenta-nos diversas sequências de acção, umas atrás das outras, mas nenhuma delas é suficientemente emocionante para nos prender. Penso que outros dos factos do filme não funcionar é que não existe uma exploração do mundo Oriental tão vasta como Sommers fez com o Egipto. Sim, temos a muralha da China, uma múmia que se transforma em Dragão e noutro espécimen que não faço ideia do que seja e ainda… Yetis. Para uma ida ao cinema este terceiro capítulo da Múmia não será talvez uma boa escolha, a não ser que sejam fãs extremos do franchise. Mais vale esperar, não pela saída em DVD, mas pela transmissão do filme na TVI.