domingo, agosto 30, 2009

A Bastardice de Tarantino


Quentin Tarantino já marcou o seu estilo de cinema com a criação de um subgénero que não tem outro nome a não ser, mesmo, um "filme Tarantino", tal como podemos dizer de um filme dos irmãos Coen. Inglorious Basterds é tudo menos inglosrioso e estreou esta semana para demarcar de vez a posição que Quentin Tarantino toma no cinema contemporâneo. O realizador conseguiu o seu melhor sucesso até agora nos EUA e sobe de novo o pódio depois de uma pequena desilusão em Death Proof.
Vamos ver a Segunda Guerra aos olhos do realizador: abre-se o plano e as homenagens aos Westerns Spaghetti de Sergio Leone e Ennio Morricone são desde logo visíveis (este último chegou a estar ligado ao projecto como compositor mas teve de abandonar por envolvimento noutro filme). A partir daqui, o humor negro, as personagens extremas, o sangue e um argumento delineado de uma forma e com diálogos que só Tarantino sabe fazer somam e seguem por cerca de duas horas de filme que oferecem principalmente um tipo de entretenimento que é uma lofada de ar fresco em comparação com o cinema mainstream americano.
Tarantino cria as personagens mas não as perdoa. Brad Pitt está bastante bem, mas a sua representação não espanta e é completamente apagada perante a de Christolph Waltz, o oficial nazi que é impossível não adorar neste filme: de tirar o chapéu a Tarantino (mais uma vez).
Apesar da sua duração, quando acaba queremos mais. Assim, pode ser que em DVD ou Blu-Ray o filme receba o tratamento Director's Cut com uma versão mais longa.

A pirate's life for Spielberg


A saga de Piratas das Caraíbas veio provar que afinal as pessoas até gostam de filmes de piratas, isto após grandes flops sobre o tema.
Agora, quem parece estar interessado é Steven Spielberg, no intervalo de filmagens entre o muito esperado Tintin e o projecto-que-não-quer-avançar, Lincoln. Um romance do falecido Michael Crichton (Jurassic Park) vai ser publicado postumamente em Novembro, e o realizador já é detentor dos direitos, juntamente com a Dreamworks. David Koepp, que adaptou a obra do escritor para o ecrã em Jurassic Park e The Lost World já está envolvido para escrever o argumento. Spielberg irá produzir e considera realizar.
O romance de Crichton de nome Pirate Latitudes é uma aventura em 1665 tendo como cenário o famoso porto da altura Port Royal.

Inception trailer


E aquilo que podemos dizer sobre o trailer de Inception de Christopher Nolan, é que continuamos sem saber sobre o que trata o filme.

O lado negro de Superman


E enquanto a Warner Brothers se decide por empregar James McTiegue e os irmãos Matrix na próxima aventura de Superman, o debate decorre em como se pode esperar uma versão Dark Knight do herói que até aqui nunca foi dark.

Watchmen - DVD / Blu-Ray


Watchmen chegou esta semana as prateleiras de venda portuguesas e a pergunta é: porque é que nós não tivemos direito edição Director's Cut? Que, só para que conste, chega aproximadamente às 4 horas de duração. Revoltem-se fãs.

Summer season


No fim-de-semana que encerra a temporada de blockbusters nos EUA, a estimativas estão a ser feitas sobre até que ponto este ano foi, ou não, melhor que o anterior nas bilheteiras americanas e mundiais, e conclui-se quais as grandes desilusões do ano e quais os maiores sucessos.
Por cá, restam as estreias de alguns dos filmes com melhores reviews, tal como e The Hurt Locker e District 9.
Entretanto, o terreno prepara-se para a próxima temporada, com o trailer de Avatar a dividir opiniões e a questionar a revolução prometida por James Cameron; e o adiamento do próximo filme de Martin Scorcese, Shutter Island, de Outubro para Fevereiro do próximo ano (o que leva a questionar a qualidade o seu conteúdo, segundo alguns).

sexta-feira, agosto 21, 2009

Os primeiros minutos do muito aguardado "Avatar"


Hoje tive a sorte de ver os primeiros minutos do filme que marca o regresso de James Cameron a ficção (desde de 1997 que o senhor não fazia um filmezinho).

Digamos que após visionamento (cerca de 18min de footage), fiquei com a sensação que não nos foi realmente mostrado o potencial do filme. Das 5 ou 6 cenas, 3 eram de conversa e 2 eram bastantes parecidas no que toca a acção on screen.

As cenas mostradas não revelam o argumento, apenas podemos supor o que realmente vai acontecer. Outro problema foi o facto de, por vezes, o 3D não se adequar as cenas demasiadas rápidas. Admito que fiquei com algumas dúvidas.

Restam os Avatars em si. Fotorealistas, fluidos e capazes de transmitir emoções. É o ponto alto destes poucos minutos, ficamos com a sensação de estar perante uma versão 2.0 do Gollum.

Agora, resta-nos esperar por Dezembro para ver o filme na sua globalidade. Continuo com esperanças que o filme seja realmente uma obra de grande calibre.

Stay Tuned.

sexta-feira, agosto 07, 2009

20.000 Léguas de McG


O realizador de Terminator Salvation prepara agora a nova adaptação de 20.000 Léguas Submarinas, o clássico de Júlio Verne. McG quer um ambiente mais ao espírito do livro e dando mais importância à origem da personagem do Capitão Nemo, como não podia deixar de ser. McG disse ainda numa recente entrevista que teve em conta as opiniões da legião de fãs de Terminator, e dos críticos também, e espera poder fazer um melhor Terminator 5.

R.I.P. - John Hughes


quarta-feira, agosto 05, 2009

Modest Mouse - King Rat - Director Heath Ledger - The Masses


Video realizado por Heath Ledger para os Modest Mouse

Trailer de Lovely Bones


O aguardado regresso de Peter Jackson ganha mais impulso com a chegada online do trailer de The Lovely Bones. O filme, adaptação do romance de Alice Sebold, é protagonizado por Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon, Saoirse Ronan, Stanley Tucci e Michael Imperioli, e assemelha-se mais aos projectos pré-Senhor dos Anéis do realizador. Aqui fica o trailer.

Primeiro Poster de Avatar


Reconhecem Zoe Saldana neste poster?

Superman returns again

Parece que existe um processo judicial que obriga a Warner Brothers a lançar um novo filme, ou pelo menos planeá-lo, do franchise Superman até 2011. Caso contrário o estúdio será obrigado a pagar uma quantia exurbitante aos herdeiros do co-criador Jerry Siegel.
O que significa que agora se fazem preparativos a alta velocidade para que até à data referida se prepare um bom projecto. E os prognósticos? Bryan Singer, que ressuscitou o super-herói em 2006, embora não com o sucesso esperado, está oficialmente fora do projecto, assim como Brandon Roth, o último protagonista. A WB vê Superman Returns como uma homenagem final à saga de Richard Donner.



Isto obriga a que a história, como tudo o resto, seja reiniciada. E o estúdio está agora a avaliar uma pequena lista de realizadores para o efeito. E os principais candidatos são os próprios Wachowski Brothers, que ainda não há muito tempo anunciaram ter não só uma ideia para um filme, mas para uma trilogia. O flop de Speed Racer ainda ressoa nos cofres da WB mas afinal de contas foi este duo que nos trouxe Matrix, apesar das infamas sequelas. James McTeigue é outro dos nomes associado ao projecto, e ao duo Wachowski, por eles protegido, e responsável po V for Vendetta e pelo próximo Ninja Assassin. E este trio parece assim a escolha perfeita para uma adaptação de Superman com mais acção, algo que todos na WB consideram ser o maior ponto fraco de Superman Returns.

E pronto. Que comece o buzz!

domingo, agosto 02, 2009

Realizador para 4º Piratas?


Depois de Gore Verbinsky se afastar dos projectos que envolvem mais Johnny Depp no papel de Jack Sparrow a Disney procura outros talentos para se sentarem na cadeira do realizador. A Variety vem dizer que o estúdio se decidiu pela escolha de ... Rob Marshall?
Ele é um realizador nomeado pela academia, pelo estrondoso Chicago, e possivelmente um dos nomes a dar que falar para o final do ano com o musical Nine. À excepção de Memoirs of a Geisha, o realizador não conta com um currículo no que toca a filmes de grande orçamento como Piratas das Caraíbas e a sua experiência é maioritária em musicais. O 4º filme é, no entanto, uma prioridade para a Disney.