quarta-feira, janeiro 27, 2010

A propósito de 3D


Numa tentativa de empurrar o 3D para novas perspectivas, os filmes Clash of the Titans e os últimos capítulos de Harry Potter (Deathly Hallows) vão ser convertidos de forma a estrearem igualmente a 3 dimensões. Agora que se questiona se Avatar atingirá os 2 Biliões de Dólares nas bilheteiras, e que se conclui que 72% dessa soma vem dos visionamentos a 3 dimensões, espera-se que os estúdios comecem definitivamente a aceitar o formato como viável.

terça-feira, janeiro 26, 2010

When All is said and done...

Mais ume pedido de desculpas do húmilde autor do blog por mais um intervalo na divulgação de notícias cinematográficas. Um lapso que espero conseguir evitar nas próximas semanas.


Após 6 semanas de exibição é fácil dizer que se esperava que Avatar se transformasse num evento desta magnitude. No entanto, verdade seja dita, ninguém esperava que James Cameron, agora intitulado pela imprensa geek internacional como "o Rei do Mundo", repetisse o grandioso feito de Titanic. Mas heis que, volvido mais de um mês (imagine-se), Avatar ultrapassou os valores desse outro colosso cinematográfico (1.853.000 Milhões, inflasões e conversões à parte).
E são estes os números que dão luz a esta nova tecnologia. Os números de Titanic revelavam-se imbatívies, e a verdade é que dificilmente o são, mas Avatar conseguiu (está em nº 1 nas bilheteiras norte-americanas desde a sua estreia, sem perder grande percentagem de audiência. O público abraça assim definitivamente o 3D, que tem dado mostras principalmente em filmes de animação, num evento a que ninguém quis ficar indiferente, somando os melhores efeitos visuais alguma vez vistos. A indústria andava a prometer e prepara-se para fazer do 3D uma tecnologia para ficar (é o próximo passo das televisões e as apostas são grandes).



Os próximos filmes a chegarem às salas através desta tecnologia são as adaptações de TinTin de Steven Spielberg e Peter Jackson, para não falar das já garantidas sequelas de Avatar. Bons augúrios para uma indsústria que apesar de se afirmar em crise, soma e segue, vendo aqui uma pequena janela de esperança.