sexta-feira, julho 07, 2006

Poseidon

Depois de uma pausa em filmes marítimos com Troy, Wolfgang Petersen volta com o disaster movie Poseidon, ainda com algumas memórias de The Perfect Storm. Mas este remake da obra de 1972 de Ronald Neame e ainda que baseado no ramance de Paul Gallico, afunda-se completamente, ficando muito aquém das espectativas.
Em primeiro lugar pelo tema em si... o filme foi um flop no box-office americano, sem chegar sequer ao nº 1... as paresenças com Titanic devem ter afastado os espectadores e é impossível não recordar esse filme ao nos depararmos com algumas imagens deste.
Comparações aparte, o filme é fraco nas personagens que foram criadas: Josh Lucas é o herói todo-poderoso que atravessa todas as barreiras para se salvar a si e aos que o seguiram; Richard Dreyfuss é uma personagem atormentado que ainda fica mais traumatizado depois de provocar uma morte. De tal maneira que se cala para o resto do filme. A relação mais cliché que ainda assim é mais relevante é a de Emmy Rossum e o seu pai Kurt Russel. A juntar temos Stacey Ferguson (a famosa dos Black Eyed Peas)... o filme parece ser uma boa propaganda à sua carreira a solo.
Conhecendo Wolfgang Petersen reconhecemos que é um mestre em termos de efeitos especiais (e Poseidon é a prova disso) mas a relevância que lhes deu foi tanta que deixou todos os outros aspectos de lado. O que realmente torna o filme mais positivo são os efeitos especiais e a banda sonora de Klaus Badelt. 4/10