segunda-feira, setembro 11, 2006

Road to Guantanamo

5 Anos após os ataques ao WTC a 11 de Setembro de 2001, muita coisa mudou e isso tem obviamente o seu reflexo no cinema. As apostas de Hollywood ficam por enquanto em World Trade Center de Oliver Stone e Flight 93 de Paul Greegrass, mas o cinema independente apresenta-nos visões mais realistas e menos míticas dos reflexos do 9/11.
Exemplo disso é este Road to Guantanamo, que a meu ver não pretende ser um filme acusador, nem toma partidos, resumindo-se a relatar os acontecimentos do testemunho de 3 jovens que equivocamente foram levados para a prisão de Guantánamo em Cuba, acusados de pertencerem a Al-Qaeda. O filme apresenta um misto de documentário, imagens de arquivo e ficção, transformando-o numa visão que não é muito explorada pelos realizadores actuais e que não escolhe nenhum partido, nem se torna demasiado dramático. É pura e simplesmente um relato.
E sendo ele verdadeiro, o filme leva-nos realmente a questionar muito do que se passa hoje no mundo, desde a descriminação à religião muçulmana até aos exageros cometidos por uma super-potência desesperada por encontrar cúmplices de um inimigo quase invisível, passando ainda pelos ridículos discursos de G.W. Bush. E ao mesmo tempo fazer-nos pensar que atrocidades como o Holocausto não estão afinal assim tão longe no tempo. 8/10