domingo, novembro 19, 2006

Brick

Rian Johnson é talvez um nome ainda muito desconhecido, mas tudo indica que o vai deixar de ser. Estreou finalmente esta semana (depois de meses de espera) o filme Brick deste brilhante realizador. O filme conta a história de Brendan Frye um jovem solitário que após a morte da sua ex-namorada se envolve num mundo que sempre tentou manter à parte para descobrir o assassino.
Johnson levou 6 anos desde o início da escrita do argumento até à rodagem, mas valeu o tempo para tornar esta obra única na sua existência.
O filme apresenta-se como uma história de detectives, passada num liceu e com uma estética e características muito “noir”. Sendo isto uma mistura pouco usual, é no fundo uma concepção genial e que funciona muito bem (pelo menos para este filme). Isto a juntar aos magníficos planos criados pela realização tornam-no um filme que nos prende ao ecrã com diálogos super rápidos e uma linguagem que mistura calão antigo e contemporâneo.
Por isso ponham de lado os restantes filmes que se encontrem em exibição e dêem prioridade a este Brick, que vale por muitos.