domingo, novembro 12, 2006

The Departed

Martin Scorsese está de volta e parece ter encontrado a fórmula cinematográfica que agrada a todos, ou pelo menos aos críticos, com este The Departed – Entre Inimigos, remake do filme asiático Infernal Affairs. Mesmo recorrendo a muito do filme original, The Departed ganha com uma coisa: o regresso de Scorcese aos filmes de gangsters. Na altura da estreia nos EUA dizia-se o realizador não recebia tantas reacções positivas desde Goodfelas, e note-se que o filme consta como um dos mais bem criticados do ano.
Com um espectacular argumento de William Monahan, Scorecese juntou o seu já emblemático DiCaprio (novo De Niro) a Matt Damon, Mark Wahlberg e a um sempre formidável Jack Nicholson. Devo apenas realçar que a fotografia do filme, por muito boa que fosse, me incomodou um pouco. Nos interiores a iluminação realçava o cenário fora das janelas. Mas a representação vale pelo resto, apresentando bons diálogos e cenas memoráveis.
E o resultado é sem dúvida um grande filme, que marca um grande regresso para Martin Scorcese. Corrida ao Óscar? Façam as vossas apostas… pode ser que Jon Stewart não volte a fazer a piada.