domingo, dezembro 31, 2006

The Prestige

Christopher Nolan tem-se revelado um dos grandes realizadores da actualidade. Este The Prestige é a prova disso. Nolan juntou-se ao seu irmão Jonathan para escrever um argumento adaptado da obra de Christopher Priest e o resultado dificilmente poderia ser melhor.
A história não trata apenas de magia mas junta-a com a obsessão humana e o desejo de vingança que assola a mente humana ao mesmo tempo que inclui um desejo de superioridade mesquinho acabando inevitavelmente em morte. Christian Bale e Hugh Jackman dão a sua melhor representação a estas exigentes personagens, e Scarllet Johanson não lhes fica atrás, apesar do seu papel mais módico. Ainda nos secundários, Michael Caine apresenta mais uma vez uma excelente interpretação.
As metáforas do filme são brilhantes (vejam com atenção o truque de magia dos pássaros) e correspondem à máxima apresentada logo no início “Watch Closely”. Se o espectador vir com atenção será bem recompensado. A montagem pode começar por se revelar confusa (embora não tanto para quem esteja familiarizado com a filmografia do realizador (que inclui Memento e Batman Begins). À medida que o filme se desenvolve tudo se encaixa na perfeição e esse é sem dúvida um dos brilhantismos com que Christopher Nolan nos tem presenteado