sábado, janeiro 20, 2007

Flags of Our Fathers

Depois do Óscar com Million Dollar Baby, o realizador Clint Eastwood volta com uma história da Segunda Guerra Mundial. Aplaudido por quase todos os críticos de cinema, este Flags of Our Fathers é o capítulo 1 de uma história com continuação. Não se trata de sequela mas sim de uma visão diferente.
Flags baseia-se no livro, cujo autor William Broyles Jr. também contribuiu para o argumento juntamente com Paul Haggis (Crash) que conta o ponto de vista de três personagens responsáveis pelo hastear da bandeira dos EUA após uma das batalhas de Iwo Jima no Japão, numa fotografia que mudou o rumo da guerra. Esta é a visão americana do realizador, que se afasta do patriotismo americano a que estamos habituados com os filmes de guerra. No entanto os sentimentos das personagens não ultrapassam a barreira do ecrã e é quase impossível ao espectador compartilhar a índole dos mesmos. Ao contrário de Million Dollar Baby e Mystic River, neste filme parece reinar uma certa indiferença. A realização de Clint Eastwood continua no seu melhor mas nada consegue trespassar o espectador com os temas abordados ao longo do filme. Existe o companheirismo e a ideia geral é transferida de que na guerra nenhum soldado é mais ou menos herói que os outros.
A imagem é fria e as cores parecem querer atingir o objectivo da fotografia em que a história se baseia, tal como a banda sonora de que o próprio Eastwood é responsável.
Esperemos que a visão japonesa do realizador em Letters from Iwo Jima (vencedor do globo de ouro para melhor filme em língua estrangeira) não fique tão aquém das expectativas.

1 Comments:

At janeiro 21, 2007, Blogger dinis said...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.... Ups! Desculpa, adormeci so de pensar no filme!

 

Enviar um comentário

<< Home