sexta-feira, abril 13, 2007

Sunshine


Devo confessar que não estou familiarizado com a filmografia completa de Danny Boyle mas penso que posso concluir a partir de Trainspotting, 28 Dias Depois e deste Sunshine, que o realizador tem o dom de mudar o registo dos seus filmes a meio. No entanto este Sunshine parece ser o único que não sai a perder com essa mudança.
Não me querendo alongar, gostaria de focar os pontos mais positivos do filme. Estão mais presentes na história e nos efeitos especiais (que são muito bons) do que nas personagens em si, que se revelam um pouco fracas. E claro, a história. O filme vinha precedido de um trailer com muito bom aspecto mas que acabou por revelar algumas cosias a mais, que depois se tornam evidentes a partir de certos momentos do filme.
Destaco a técnica do filme. Tal como os anteriores Boyle consegue criar um ambiente com os planos e a sua estética que lembra talvez o que Alien também transmitiu aos seus espectadores e a claustrofobia de um local onde ninguém pode auxiliar os tripulantes de uma nave espacial. No final acaba por ser um pouco indiferente mas que vale a pena ver em grande ecrã.