sábado, setembro 22, 2007

The Bourne Ultimatum (Ultimato)

Robert Ludlum escreveu 3 episódios de uma saga que se viria a tornar uma das mais rentáveis do cinema norte-americano. The Bourne Identity (Identidade Desconhecida) foi o primeiro filme, realizado por Doug Liman, que lançou Matt Damon como estrela de acção, e redefiniu o género. The Bourne Supremacy (Supremacia) foi a espectacular sequela já pelas mãos de Paul Greengrass que trouxe para a saga a sua fabulosa planificação e as incomparáveis sequências de acção. E este The Bourne Ultimatum (Ultimato) também de Greengrass, é o culminar perfeito da trilogia, e tido pela crítica como o melhor dos três.
A história faz sentido juntando os 3 filmes mas funciona bem por si só. Jason Bourne perde a memória e entra numa corrida para descobrir a sua identidade. Ultimato é o ponto final da sua vingança e a resolução das pontas soltas. A fabulosa realização de Paul Greengrass transforma o filme numa experiência sensacional que fornece quase tudo ao espectador, menos romance para o qual não há espaço, apesar de existirem os indícios. Algo que está também muito bem conseguido. O uso da câmara é algo a que já estamos habituados com Greengrass mas aqui parece usado de um modo bastante inteligente e o que é importante na imagem não passa despercebido, apesar do constante “tremer”.
Enfim, The Bourne Ultimatum é o brilhante final para esta saga que nos trouxe um olhar diferente para os filmes de espionagem, associados a uma narrativa inteligente e que não se transforma em apenas um espectáculo de acção sem sentido.

2 Comments:

At setembro 23, 2007, Blogger Mr. D said...

É isso mesmo!! Bourne rules!!

 
At setembro 23, 2007, Blogger Mr. D said...

Vou ter saudades...mas com o jogo da triologia kase a aparecer vou poder voltar a viver a experiencia noutra perspectiva. :)
P.S.: Espero k o jogo seja tao bom como os filmes.

 

Enviar um comentário

<< Home