sábado, janeiro 03, 2009

Waltz With Bashir


De vez em quando surgem filmes que nos esbofeteiam, não só para acordarmos da dormência e da rotina imposta por algumas correntes cinematográficas, mas também para acordarmos para certos assuntos que provavelmente nos passam ao lado.

“Waltz with Bashir” é um desses filmes.

Um professor dizia que os bons filmes são aqueles que, ao ver segunda vez, realçam pormenores que nos escaparam da primeira vez. Não sei como seria um segundo visionamento de "Waltz With Bashir". A verdade é que, na minha cabeça só recordo aspectos positivos.

Embora não seja grande apreciador deste género de animação, estou completamente a favor da sua utilização neste filme. Afinal, a grande questão é como falar da guerra sem que nos percamos em imagens marcantes, horrendas e por vezes até glorificantes, de guerra? Por isso, o caminho de animação foi aqui uma boa saída.

Dois amigos juntam-se num bar e discutem um sonho que remonta à primeira guerra do Líbano. A partir daqui o espectador é levado a várias memórias que o realizador, personificado no ecrã, vai reencontrar ao falar com ex-combatentes e amigos, ao mesmo tempo que ele próprio tem um sonho recorrente que tenta decifrar. Freud tinha as suas teorias sobre os sonhos, e na literatura e nos filmes eles sempre são usados como um veículo de resposta, maioritariamente metafórica, para um fim.

“Waltz with Bashir" não é apenas de um veículo que nos relembra o massacre no Líbano em 1982, é igualmente o testemunho vivido e, neste caso, “animado” daqueles que viveram de perto os horrores da guerra mas, acima de tudo, o testemunho de uma guerra ainda hoje incompreendida e que tende a passar ao lado do espectador ocidental. Não é à toa que a academia israelita o premiou com 6 prémios, incluindo melhor filme e melhor argumento; e que foi seleccionado para Cannes em Maio.

Texto na íntegra em Mooviz.org

1 Comments:

At fevereiro 02, 2009, Blogger João said...

Carlão!!Tudo Bem?se nao fosses tu ainda sabia menos do que há por ai da 7ª arte:P lool espero que estejas porreiro!abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home