segunda-feira, março 27, 2006

Dia Mundial do Teatro

Pois foi hoje dia 27. e para celebrar este dia (para além de todo o aparato na faculdade hoje) a rtp1 dedicou um Prós e Contras ao Teatro e à Sétima arte, entre outros tipos de cultura. E para variar perdi o começo porque fui ver o filme "Good Night, and Good Luck" (sobre o qual postarei crítica mais tarde). Mas cheguei ainda a tempo de ouvir Manoel de Oliveira e uma afirmação que vale a pena ficar gravada:
"No Cinema, o trabalho dos técnicos é sempre esquecido, como o daqueles que construiram as Grandes Catedrais."
Os louros de um filme vão sempre para quem o realiza, produz, e por aí fora, todos os nomes sonantes dos cargos considerados "mais importantes" ficando sempre de parte aqueles que preparam os focos, seguram a perche, puxam o charriot... o resultado de um bom filme depende tanto deles como de quem o realiza, isto porque a visão do realizador não pode ser exposta no ecrã sem o trabalho destes técnicos.
Por isso, quem vê um filme apenas como aquilo que o realizador faz dele, mude essa ideia pois não é só isso!
E despço-me com um "Viva o Maquinismo!"... frase partilhada por muitos.

P.S. - Fica uma foto da rodagem da curta "O Fio Vermelho" (sim, onde firgura uma Perche) do primeiro semestre deste ano.

2 Comments:

At março 28, 2006, Anonymous Anónimo said...

Sim, bem verdade quantos desses sao esquecidos, e claro aqueles homens que com um esforço enorme seguram uma perche e a manobram para todo lado (nunca vi uma ao vivo mas gostava de ver, tocar, sentir...aaaaah uma perche (o "aaah" não é nada porco do que possam estar a pensar...homens...)).

OLHA UMA PERCHE

*****'s

 
At março 31, 2006, Blogger Ruben said...

n tive xorra pa ler tudo mas gostei da fotu ehhe =)

 

Enviar um comentário

<< Home