sexta-feira, outubro 06, 2006

WTC vs United 93

Seria de esperar que o orgulho americano fizesse com que os grandes estúdios de cinema procurassem adaptações dos acontecimentos do 11 de Setembro.

5 Anos passados, é ao ver os filmes que se verifica como as memórias ainda estão bem presentes na nossa mente. Os filmes United 93 e World Trade Center são os primeiros de uma lista que não deve demorar a se alongar, mas felizmente não se encontram carregados com o orgulho americano como se esperava. Ou os estúdios souberam lidar com a situação ou souberam mesmo escolher os seus realizadores. Paul Greengrass pegou em United 93 e fez um relato em tempo real dos acontecimentos do voo 93 que se despenhou na Pensilvânia, mas o que consegue é só isso… um relato… os momentos finais do filme chegam a ser fortes ao ponto de provocarem a agonia, mas não conseguem ser tão fortes ao ponto de nos lembrar o que estávamos nós a fazer naquele fatídico dia. Oliver Stone por seu lado consegue tocar nesse ponto. E toca bem fundo. O seu World Trade Center consegue ser demasiado real e colocarmo-nos na pele, não de um americano, mas de um cidadão qualquer, cuja vida dá uma reviravolta. As personagens, baseadas em relatos reais, estão muito bem construídas e o próprio Stone filma com uma mestria fabulosa.

A falta de protagonismo das personagens de Greengrass está aqui bem presente com Stone, tornando este World Trade Center (a meu ver) a primeira adaptação bem sucedida.