terça-feira, novembro 28, 2006

The Science of Sleep

Michel Gondry volta com este La Science des Rêves/The Science of Sleep, um filme que pressupõe ser ilógico e pouco acessível, como são quase todos os sonhos. Conta como protagonistas Gael García Bernal e Emma de Caunes, dois vizinhos de nome Stephane e Stephanie respectivamente. O filme vive inteiramente da personagem de Bernal, num composto de sonho e realidade que se vai misturando cada vez mais à medida que a acção se vai desenrolando. A relação das personagens é demasiado subtil e superficial, não é tão profunda quanto podia. Mas o humor e representação de Gael García Bernal, um actor que se tem assinalado pela sua versatilidade, conseguem entreter, e no meu caso surpreender. Estimei esta sua personagem.
A história de amor demarca a película e marca Stephane, mas a essência dos sonhos é o que realmente dá vida ao fillme, com sequências que dão luz à mente da personagem e misturam o seu dia-a-dia.
Um filme que entretém e que vale a pena ir ver, apesar da extravagância dos sonhos, mas bem conjugada com a originalidade do argumento.