quinta-feira, agosto 07, 2008

James Cameron e Avatar

Um década depois de James Cameron se afastar de projectos narrativos com Titanic o realizador volta com um inovador conceito cinematográfico que promete revolucionar não só o desenvolvimento de projectos em 3-D, como também o mundo da 7ª arte, com o seu novo filme Avatar. Cameron trabalhou nalguns projectos mais documentais como Ghosts of the Abyss já colocando em prática algumas inovações do mundo tridimensional. Mas com Avatar entramos numa ambiciosa reviravolta, que combina, a três dimensões, imagem real com animação por computador, com novas técnicas de filmagem. Podem ler aqui o artigo mais pormenorizado sobre este Avatar, que estreia em Dezembro de 2009 e já conta com dois anos e meio de produção.
Cameron e o director de fotografia Vince Pace acreditam nesta nova tecnologia para o futuro, que já vai sendo disponível para os lares e em como se deve apostar em projectos a 3 dimensões agora que sirvam como valor de arquivo (como acontece com Ghosts of the Abyss).
Entre o elenco que protagoniza Avatar estão os actores Laz Alonso, Sam Worthington, Sigourney Weaver. Giovanni Ribisi, Zoe Saldana e Michelle Rodriguez.