sexta-feira, agosto 15, 2008

Para os fãs resistentes da série...


Os Ficheiros Secretos estão de volta. Mas de volta ao cinema. Depois de uma década de transmissão na televisão, passando por uma primeira (não muito famosa) transição para a grande tela, os criadores acharam que era altura para ressuscitar o franchise. Mas, talvez tenham avaliado mal a questão. Ficheiros Secretos: Quero Acreditar não é, no entanto, um mau filme; é apenas um filme que não sobrevive à expectativa que se pode criar à sua volta.

À partida pode-se pensar que o principal erro será não voltarmos à premissa que alimentou esta série televisiva e que rondava as conspirações secretas extra-terrestres. O filme funciona bem sem essa premissa de qualquer forma. A sensação maioritariamente transmitida é de que Fox Mulder e Dana Scully são personagens que pertencem ao passado e que foram talvez demasiado exploradas. Qualquer fã que se preze conhece o ponto de vista destes dois agentes do FBI que aqui é elevado a um extremo que, provavelmente, só poderias ser conseguido numa longa-metragem.

Os contras desta película estão a meu ver fortemente ligados a um fraco enredo que, este sim, poderia ser abordado num episódio de 50 minutos, fossem as circunstâncias diferentes. David Duchovny e Gillian Anderson voltam fortes como sempre foram para os papéis que os lançaram para a ribalta, mas é pena que o filme não se consiga posicionar numa de duas opções: ligado ou não ligado à backstory das personagens - e por sua vez à série.

Até foi bastante bom voltar a rever X-Files embora este sofra do conceito puxado ao extremo.

2 Comments:

At agosto 16, 2008, Anonymous Anónimo said...

Parece que vou ficar desiludido no reencontro com uma das minhas séries favoritas :/ Boa análise.

 
At agosto 18, 2008, Blogger Teste Sniqper said...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

 

Enviar um comentário

<< Home