domingo, março 08, 2009

Sobre Watchmen...

Já se sabia que era pedir demais uma adaptação justa de Watchmen, mas arrisco dizer que mais justa que esta (pelo menos a versão cinematográfica) não poderia haver. Zack Snyder era o realizador perfeito (se é que a perfeição existe) para este projecto e foi o primeiro a apontar o dedo a um argumento defeituoso, que foi posteriormente melhorado. Depois disso Snyder certeficou-se que seria fiel até quase ao mais ínfimo pormenor, e penso que não erro ao afirmar que isso foi conseguido. O desafio estava em agradar a Gregos e a Troianos, tarefa mais díficíl no mundo das adaptações cinematográficas. Como agradar aos fãs e mesmo assim apelar ao restante público que desconhece a obra de banda-desenhada (ou graphic novel)?


Talvez o primeiro passo seria explicar que não estamos a falar de uma obra de super-heróis ao estilo que o público tem sido habituado com a Marvel; Watchmen compromete-se a ser muito mais profundo tanto na narrativa como nas suas personagens. Aqui temos outro ponto bem conseguido na adaptação ao ecrã. Mas quem procura uma obra com cenas de acção repletas de efeitos visuais, daqui encontra muito pouco dessa acção. Mas como é óbvio, nenhum estúdio tenta afastar o seu público. Assim a campanha de marketing passou por ser o menos específica possível em relação ao conteúdo própriamente dito do filme.
Tenho lido críticas que apelam o filme de longo, sonolento e pseudo-intelectual; ele é longo e épico, e convém não esquecer que ao ser fiel ao material original, temos que recuar mais de vinte anos e ser integrados na situação social completamente diferente. Uma narrativa fora do seu tempo, que tenta ultrapassar esse facto através dos espantosos efeitos visuais e de uma banda sonora cujas músicas, apesar de definirem uma época, são do conhecimento do público.



Grandioso, e espantoso, o que resta são algumas opções do realizador talvez não tão bem enquadradas juntamente com um ritmo igualmente desiquilibrado, quando é necessário abandonar o plot central a favor dos sub-plots das persoangens. Mas Watchmen é sem dúvida um filme diferente, profundo a todos os níveis e tudo menos entediante. Para dar a conhecer uma obra original, com vinte anos de atraso a chegar ao cinema, mas para despertar a curiosidade e uma visão diferente de super-heróis, seres humanos e de uma sociedade em decadência.