terça-feira, abril 28, 2009

IndieLisboa - Muitos Dias Tem o Mês


No passado dia 27 de Abril assisti ao documentário Muitos Dias Tem o Mês de Margarida Leitão, um olhar sobre quatro famílias portuguesas endividadas, quatro histórias que poderão espelhar muitos casos pelo país, de quem não encontra forma de pagar as dívidas contraídas através de inúmeros créditos.
De muitas coisas que se pode dizer sobre esta obra, a primeira é que se revela um pouco confusa. De início é difícil identificar os protagonistas destas histórias pois, apesar dos depoimentos pessoais, não existe nenhum que seja directamente dirigido para a câmara, que se perde antes por actividades do dia-a-dia, e momentos-chave na vida financeira destas pessoas. Tirando essa opção estética, pode-se dizer que este olhar é dubio, pois um documentário que aborde este tema não poderia mostrar qualquer elementos positivos: eles não existem.
A imagem que nos transmite dos nosso conterrâneos é, infelizmente, bastante triste: incultos, demasiado ingénuos e analfabetos... Eram raras as frases que se completavam de acordo com a nossa língua (se bem que agora com o novo acordo ortográfico ande tudo no limbo). Se isto foi propositado, não creio; mas se foi é uma grande maldade. Como resultado, os exemplos que deveriam de servir para nos integrar num universo de compreensão e melancolia, acabaram por vezes em gargalhadas que encheram a sala.
Um documentário que se revela inconclusivo, como as próprias vidas dos protagonistas a viverem num ciclo vicioso para um mundo capitalista, onde a importância do consumismo supera as necessidades, se não falarmos igualmente da importância de outras necessidades (como as doenças)..... onde talvez poderiam ter cavado mais fundo. Mas como todos os documentários são difícies compreendo a dificuldade em se chegar a um rsultado final que satisfaça o que se propõe inicialmente.