terça-feira, fevereiro 10, 2009

Um pequeno comentário sobre "Salazar"


A segunda mais badalada produção da VC Filmes foi exibida nos passados dias 8 e 9 de Fevereiro, abordando o lado mais íntimo da vida de Salazar. Um bastante seguro Diogo Morgado interpretou o antigo presidente, acompanhado por um elenco de actores cujas caras são já conhecidas do público português.


Os parabéns mais uma vez à produtora que num espaço de 3 meses nos trouxe duas produções sobre igualmente duas das figuras mais mediáticas do nosso país. Mas de novo a fasquia subiu demasiado para um resultado que fica um pouco aquém das espectativas. Enquanto séries como “O Equador” ou “Pai à Força” ainda apresentam uma semelhança com a telenovela, “A Vida Privada de Salazar” conseguiu escapar a essa característica. No entanto, sente-se que se filmou uma minisérie de dois episódios que conseguia alargar o seu conteúdo a mais alguns e desenvolver melhor a sua narrativa e personagens. Enquanto que alguns dos amores de Salazar são bem fundamentados outros são abordados com tal velocidade que é inevitável não reparar a falta de ritmo.


Exceptuando este desiquilíbrio, é de realçar o empenho na caractrerização da figura de Salazar e a importância dada aos pormenores, um ponto que considero bastante importante e raramente abordado nas nossas produções. O rigor histórico também é um ponto positivo, um retrato da época bastante bom.


Mas soube a pouco. Quando a série acabou senti que havia muito mais para contar e que se poderiam ter aprofundado melhor as personagens dadas a conhecer. No entanto deve-se continuar a produzir projectos como este para que se possa ir melhorando em todos os aspectos. “A Vida Privada de Salazar” não foi um desastre, só é pena constatar que serve de cobaia para futuros projectos e foi logo desperdiçado com uma das figuras de maior visibilidade nacional.

1 Comments:

At fevereiro 17, 2009, Anonymous Anónimo said...

Muito bom!
E há que salientar a excelente realização, fotografia e música.

 

Enviar um comentário

<< Home