quarta-feira, maio 30, 2007

Estreias - 31 de Maio

Atrás das Nuvens
- InformaçõesTrailers

The Abandoned (Os Abandonados)
- InformaçõesCríticas

10 Items or Less (Máximo 10 Unidades)
- InformaçõesCríticas - Trailers

Slow Burn (Verdade Inquietante)
- InformaçõesCríticas

terça-feira, maio 29, 2007

Follow the yellow-brick road


Num momento de lucidez como outro qualquer, não como uma distorção da realidade, mas como uma nova forma de percepção, visualizo a realidade de maneira diferente. O fluxo temporal é reduzido a uma ilusão humana, a uma conexão com uma formalidade cronológica. A continuidade, elemento solidificador da quarta dimensão, deixa de fazer sentido a partir do momento em que se considera possível a sua desconstrução. Dezasseis a vinte e quatro imagens por segundo tornam-se suficientes para construir uma inteira realidade. A imagem e o som formam um desencadear linear, sem aparentes quebras que iludam a uma desmistificação sensorial. Perdida entre dois mundos, transpondo-me para uma nova realidade, a tela permanece numa imparável transcrição de acções. Pensado para mim, assumindo a minha posição como espectador, “Fará o Cinema de seus criadores Deuses?”. Se entendermos um filme como um inteiro cosmos que se completa a si mesmo, claro. Deuses criadores de um novo mundo, cingido por suas regras e valores. Nesse caso, que somos nós ,meros visionários de uma janela em devaneio estético? Exploradores de novas terras suponho, adentrando por novos horizontes de filme para filme. Inúmeras novas possibilidades nos esperam ao atravessar cada limiar para uma nova aventura, no entanto existe sempre um preço a cobrar. A entrada neste reinado necessita da nossa contribuição para prevalecer, de outra forma o mesmo irá ser destituído das suas muralhas, e mais tarde derrotado. Que seria de nós num mundo sem janelas? Para onde iriam Deuses e exploradores?
“Negros dias para nós prevejo” pensou o Rei num dia como outro qualquer olhando para o seu reino em declínio. “Dias de glória passaram, onde a ordem e o respeito perduravam. Tão fresco e ainda presente o dia em que a sétima e mais completa de todas as artes surgiu. Não tardou até homens de pala e papagaio no ombro se aproveitarem de nós, roubando e tirando partido de aquilo que não lhes pertence. Malditos!” Certo e sabido é que de bons modos, nem todos os Homens são feitos. Veja-se que a cobiça está presente em toda a História da humanidade, não há razão para haver excepção neste caso. O respeito, virtude de interesse comum em qualquer civilização, é deixada de lado assim que a ambição se apodera do indivíduo em questão. Sem ponderar consequências de certos actos, aparentemente tão insignificantes como embarcar num navio de caveira na bandeira, segui-mos a corrente de ilusória fortuna. Que nos espera em terra? Horizontes de bons costumes esquecidos talvez, onde a ferramenta da tecnologia se conjugou com o conformismo. Florestações em demasia, contornando o cuidado e a qualidade, abraçando a quantidade. Uma população conduzida por códigos de submissão a uma arte em decadência. Para trás ficaram tempos marcados por produções reduzidas... aí, a qualidade fazia finco à quantidade. Aí, era dado tributo e empenho à solidificação entre a narrativa e a estética, transparecendo para as janelas do nosso mundo um portal directo para a essência de novos sentimentos. Encalhados em terra de rochedos bicudos, novos Criadores surgem, trazendo consigo ansiedade, deixando para trás humildade. Dotados por falta de originalidade e incapacidade de formular obras consistentes, entregam-se à criação agora tão banal de uma obra cinematográfica.
Deste lado, o espectador mais exigente, consumido por insatisfação, pergunta-se a si mesmo “Será que o Cinema, arte de tamanha abrangência artística, já deu tudo aquilo que tinha a dar? Será que todos os recursos narrativos se esgotaram? Porque se perde tanto tempo com uma estética irrelevante e com códigos de carácter superficial?” Numa procura de respostas, o espectador encontra uma diversidade de factores a ter em conta. Colocando-se como mediador entre o mundo da criação e o mundo da projecção, depara-se com a máquina que torna matéria aquilo que outrora não passava de uma transcrição de acções... a Indústria do Cinema. Passando para o outro lado do arco-íris, percorrendo a estrada de tijolos amarelos, adentra-se num mundo onde cérebro, coração e bravura faltam. “Ao entrar numa sala de cinema...” pensou o espectador “... vislumbro a inteligência e perspicácia de um argumento, formando um circulo perfeito sobre si mesmo, deixando pontas soltas que unificam o público ao desenrolar do filme. Enlaço-me às personagens, aos seus feitios, comportamentos e a toda a sua complexidade dramática. Admiro a coragem cénica, a autenticidade estética, e a fluidez que compõe a obra... Porque sinto eu a ausência de alguns destes factores essenciais? Precisará a sétima arte de visitar o Feiticeiro de OZ?” Pois... Provavelmente sim... Uma Indústria como outra qualquer foi aquilo que o espectador encontrou, onde o dinheiro entra e sai ciclicamente de forma a manter o equilíbrio de uma arte comercial. “Maquinal” foi o que lhe pareceu este processo de produções anuais, algo forçoso, numa euforia constante de criação. Mas é claro que, para perpetuar a existência do Cinema, há que se fazer Cinema, independentemente da sua qualidade. “Desumano” também, pensou o espectador, “frio e destemido, de ideias fixas... mas de que outra maneira poderia esta máquina trabalhar? Para chegar a certos fins, certas medidas tem de que ser tomadas. Para isso servem os homens de gravata, caneta no bolso e papelada na mão... não? Para quebrar a barreira que separa o mundo da ilusão do mundo palpável, para tornar possível a transcrição da ficção na realidade, para espalhar uma obra por entre nós exploradores. São eles que tornam possível a nossa entrada no reinado, são eles que têm a chave de todas as portas, guardiões de horizontes por descobrir. Rudes e impenetráveis, assim devem ser.” À vista o barco, transportando consigo homens de pala no olho e papagaio no ombro, ameaça atravessar esta muralha que agora se tornou penetrável. Travando uma batalha contra a pirataria, a Indústria tenta manter erguida a sua fortaleza, no entanto precisa de nós exploradores para quebrar a madeira e afundar o casco... Ignorar os seus cativos, as suas ofertas enganosas, onde as consequências ultrapassam a pequena fortuna prometida. Permanecer em terra, deixar o barco penetrar a turbulência... talvez se perca, afunde e caia no esquecimento, quem sabe...
“Desumanos”, relembrando a palavra utilizada, devem ser os homens de gravata na sua dedicação a esta arte. Vendendo os produtos como meros objectos de fim mercantil, dotados de uma objectividade precisa, sem contacto empírico com o meio que os envolve. Sem eles, como sobreviveriam Criadores e suas respectivas obras? No entanto, a falta de coração que dota este hemisfério do Cinema de bravura, têm-se transformado numa massa preta de pessimismo, alastrando-se em direcção ao hemisfério oposto. Agora, onde leões sucedem, homens de lata falham e espantalhos rendem-se. A magnificência que perpetuava na mão de aqueles que se destacavam como autores, foi corroída por apatia e desapego. Perseguindo o coelho branco, adentrando-se pela toca, argumentistas temem por descobrir o quão profundo podem chegar. Ficando a meio caminho de uma boa construção narrativa, limitam-se a uma vaga compreensão de fracas concepções. Sem chegar a entrar no País das Maravilhas, apreendem-se a meio caminho, entre terra e raízes de uma obra sedenta por chegar à superfície. Refiro-me de forma generalizada à condicionante que domina o Cinema nos dias de hoje, porque é óbvio que continuam a surgir boas apostas cinematográficas. No entanto, preocupa-me a vasta quantidade de desalento entranhada na alma do hemisfério do sensível. Percorrendo todo o globo, de Norte a Sul, de Este a Oeste, desde a Europa à América uma vaga de incapacidade artística manifesta-se de diversas formas. Estou ciente de que sempre existiu um lado negro no Cinema, mas nos últimos anos tem-se alastrado pelos campos onde a modéstia e a distinção dominavam. Há que combater a apatia e explorar áreas inexploradas, só assim poderemos precaver os anos perigosos que se seguem para o Cinema.

segunda-feira, maio 28, 2007

Their War. Our World.


Piratas nas bilheteiras

O capítulo final de Piratas das Caraíbas conseguiu arrancar tanto dinheiro nas bilheteiras mundiais como Spider-Man 3 há cerca de 4 semanas, mas a sua estreia nos EUA foi considerada como "decente" face a esse filme a a Shrek the Third. POTC At Wrold's End teve uma estreia Mundial tal como Spidey e a manobra de estreia com 24 horas seguidas de sessões (nalguns países) pode ter ajudado a somar o montante final calculado no domingo como $332 Milhões de Dólares (neste momento já chegou aos $400 M).

A tabela dos fins-de-semana de estreia foi este ano completamente alterada estando Spider-Man 3 em nº 1 (com cerca de $151 M) seguido de POTC: Dead Man's Chest (com $135M), Shrek the Third (com $121M) e POTC At World's End (com $115M). Este sucesso mediano, em comparação com outros blockbusters, deve-se sobretudo às estreias das semanas anteriores: Shrek the Third e Spider-Man 3 arrecadaram esta semana cerca de $65M ocupando os 2º e 3º lugares respectivamente.
Por cá em apenas 4 dias o filme chegou aos 173.000 espectadores e somando cerca de 757.000.00€. Só no sábado esgotou praticamente todas as salas em que foi exibido acolhendo 59.000 espectadores só nesse dia

domingo, maio 27, 2007

Megatron - Optimus Prime - Bumblebee




(Fonte: JoBlo)

sábado, maio 26, 2007

Beowulf

A dúvida parece pairar quando se fala de Beowulf, um projecto com realização de Robert Zemeckis com estreia marcada para Novembro deste ano. A informação existente é bastante escassa sabendo apenas que se trata de uma espécie de épico retrantanto Beowulf, um guerreiro que se torna lenda ao derrotar o demónio Grendel e desencadear um conflito com a sua mãe, perigosa e sedutora. Existem já algumas imagens que nos dão uma ideia do aspecto que terá este projecto, snedo que já está a ser desenvolvido também um videojogo pela Ubisoft através da imagem do filme.

O argumento esteve a cargo de Neil Gaiman (MirrorMask) e Roger Avary (Pulp Fiction) e no elenco teremos a presença de Angelina Jolie, Anthony Hopkins, Ray Winstone, John Malkovich, Brendan Gleeson, Dominic Keating, Alison Lohman, Robin Wright Penn e Ray Winstone. Esperemos então até ao final do ano.

ninja project estc


Prestes a ser lançado numa versão completa, aqui está o teaser trailer Ninja project Estc.

Trailer de National Treasure 2


O elenco está de volta para National Treasure - Book of Secrets, sequela do sucesso de 2004, uma aventura onde se desvendavam segredos através de um dos documentos mais importantes dos EUA. Agora voltamos à mesma premissa mas com uma página do díario do assassíno de Abraham Lincoln. Nicolas Cage, Justin Bartha e Diane Kruger, Helen Mirren, Ed Harris , Jon Voight e Harvey Keitel protagonizam o filme com realização de Jon Turteltaub. Aqui está o teaser trailer.

(Fonte: YahooMovies)

quinta-feira, maio 24, 2007

Guilherme Fonseca


E aqui fica o meu tributo ao amigo e colega Guilherme Fonseca!

quarta-feira, maio 23, 2007

Estreias - 24 de Maio


Pirates of the Caribbean: at World’s End (Piratas das Caraíbas nos Confins do Mundo)
- InformaçõesCríticasTrailers

Indigènes (Dias de Glória)
- InformaçõesCríticas

segunda-feira, maio 21, 2007

The Joker


The Dark Knight parece estar a avançar a grande velocidade e a campanha de promoção já começou. A primeira imagem de Heath Ledger como Joker já está online. Entretanto especula-se sobre o regresso de Cillian Murphy ao pale de Scarecrow. A ver vamos.

Shrek the Third - Grande estreia


Shrek the Third não foi surpresa no seu fim-de-semana de estreia. Como a única estreia em grande escala, a segunda sequela do Ogre atingiu um total de $122M desde sexta-feira. Mais um marco para a melhor estreia de animação desde Shrek 2. Spider-man 3 foi deslocado para o 2º lugar, adicionando mais $28.5 M ao seu montante total.

The Golden Compass Teaser


A New Line revela finalmente o Teaser Trailer de The Golden Compass, a nova aventura épica do estúdio que nos trouxe The Lord of the Rings. O filme é protagonizado por Nicole Kidman, Eva Green, Daniel Craig, Sam Elliott e Dakota Blue Richards, a pequena revelação. Até agora não parece nada que se compare à obra de Peter Jackson e é pena que a campanha se baseie nisso.

(Fonte: YahooMovies)

quinta-feira, maio 17, 2007

Transformers Trailer!


Most have come to destroy us... Some have come to protect us

Palavras para descrever o novo trailer de Transformers? Simplesmente não há... Esqueçam tudo o que já viram até agora. O derradeiro blockbuster do ano estreia dia 5 de Julho.

(Fonte: YahooMovies)

Estreias - 17 Maio


Zodiac
- InformaçõesCríticasTrailers

Trust the Man (Jogos de Infidelidade)
- InformaçõesCríticas - Trailers

The Messengers (Os Mensageiros)
- InformaçõesCríticas - Trailers

Snow Cake (Bolo de Neve)
- InformaçõesCríticas - Trailers

Trailer - Bee Movie


Aqui está o primeiro trailer completamente animado de Bee Mvoie.

(Fonte: MovieFone)

segunda-feira, maio 14, 2007

Grindhouse mesmo dividido


A estreia de Grindhouse como um flop nos EUA foi um duro golpe para os produtores nas duas longas-metragens de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez que juntas atingiam as 3 horas de duração. Serviu de emenda e os rumores da estreia separada na Europa revelam-se verdadeiros. Death Proof, a obra de Tarantino, será projectada nos nossos ecrãs a partir de 19 de Julho. Quanto à parte de Rodriguez parece não haver ainda nenhuma data definida.

Maria Bello em Mummy 3


Depois de Rachel Weisz ter negado contrado para o terceiro capítulo de Mummy (A Múmia), os produtores tiveram de pôr mãos à obra na procura de uma substituta. Maria Bello foi a escolhida. E ela não interpretará outro papel mas sim o papel que Weisz interpretou nos filmes anteriores. Maria Bello junta-se assim a Brendan Fraser, Luke Ford, Jet Li e Michelle Yeoh e ao realizador Rob Cohen. Definitivamente já perdi o interesse.

(Fonte: JoBlo)

Spidey continua a somar


O grande objectivo de Hollywood com estas grandes produções empre foi alcançar o máximo finacneiro possível na primeira semana de estreia, algo que Spider-Man 3 conseguiu, batendo praticamente todos os recordes até à data. O seu montante mundial já chegou aos $621 Milhões de Dólares e o número continuará a crescer. Nesta segunda semana o filme cosneguiu manter o nº 1 nas bilheteiras mundias, sendo ainda semana de estreia em vários países asiáticos. Nos EUA conseguiu vencer 4 das consideradas grandes estreias da semana (pelo número de cópias distribuídas pelas salas) mantendo também o nº 1 e deixando para o 2º lugar 28 Weeks Later e Georgia Rule para 3º. O seu montante foi cerca de $60 o que é uma queda muito grande para o que se esperava. Tudo indica que na próxima semana perca o lugar com a estreia de Shrek the Third e desta forma não consiga igualar o feito de Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest.

Poster mania

Surfando na web, descobri uma coisitas interessantes e cómicas. O site Somthing awful publicou na sua galeria de photoshop, trabalho de re-interpretação de posters de filmes. Temos, por exemplo o "Grindhouse" style:






Ou ainda (e este é melhor) a re-interpretação de posters de filmes "mais explosivos" em posters mais académicos...


Visitem o site...

Stay Tuned.

sábado, maio 12, 2007

The Dark Knight


quarta-feira, maio 09, 2007

Piratas mais cedo


A Disney não pareceu muito satisfeita com o sucesso que Spider-Man 3 alcançou na semana passada, e tudo indica que continuará a fazê-lo. Para fazer concorrência o estúdio de Pirates of the Caribbean: At World's End irá lançar o filme mais cedo nas salas de Cinema Norte-Americanas. Cerca de 5 horas mais cedo. Pessoalmente não me parece que o filme vá fazer tanto sucesso como o seu antecessor, nem mesmo com esta medida de desespero. O entusiasmo nem parece ser tão grande por parte do público em geral. A ver vamos.

It's not over yet


Não, Sean Connery ainda não assinou o contrato, mas sim, o pai de Indiana Jones figura no argumento. George Lucas não adiantou mais qualquer informação referente ao próximo episódio do herói que iniciará rodagem este Verão. Mas adianatou outro tipo de informações.
A Industrial Light and Magic, empresa de CGI do produtor tem andado bem atarefada com a maior parte dos blockbusters deste Verão, com a excepção de Spider-Man 3 que Lucas considerou, e passo a citar:

"It's silly. It's a silly movie. There just isn't much there. Once you take it all apart, there's not much story, is there? People thought 'Star Wars' was silly, too... But it wasn't."

Hmmmm...
Por último Lucas anunciou que, para além da animação Clone Wars, irá fazer mais dois filmes com base no universo Star Wars, mas afastados da história da família Skywalker. Tudo indica que sejam produções televisivas com cerca de uma hora cada.

(fonte: ComingSoon)

terça-feira, maio 08, 2007

Poster - Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado


segunda-feira, maio 07, 2007

Poster - Shrek the Third



Mais uns posters de Shrek the Third... cliquem aqui para os restantes.

domingo, maio 06, 2007

Spidey soma milhões


Não havia a menor dúvida que Spider-man 3 de Sam Raimi fosse juntar um montante financeiro astronómico, até porque foi provavelmente a sequela mais esperada de sempre. A prova não é tão surpreendente como o sucesso do ano passado de Dead Man's Chest, a sequela de Piratas das Caraibas. No entanto Spider-Man 3 pode muito bem ter acumulado só nesta primeira semana de estreia o montante equivalente ao seu orçamento e isso consegue ser algo de surpreendente. Nos EUA o filme estreou-se quebrando o recorde do ano passado de Dead Man's Chest ($55,8 M) acumulando só na sexta-feira cerca de $59 Milhões de Dólares. Durante o restante fim-de-semana, o filme arrecadou $148 M, mais uma vez quebrando o recorde de Piratas 2 ($135.6 M). Por todo o Mundo, Spider-Man 3 explodiu nas bilheteiras e acumlua já, desde dia 1 de Maio, um total de $375 M! A Sony assumiu ter gasto cerca de $258 M na produção do filme e só em marketing gastaram $100 M. A continuar por este caminho talvez Spider-Man 3 consiga fixar-se no Top 10 dos filmes mais rentáveis de sempre nas salas de cinema (recorde-se que o recorde pretence a Titanic (1997) de James Cameron).

sábado, maio 05, 2007

Transformers


Equanto se espera pela chegada de um novo trailer daqui a duas semanas, a Paramount não perde tempo e já anunciou que o argumento para uma sequela de Transformers está a ser preparado... Aqui deixo o novo poster.

(Fonte: ComingSoon)

Craig & Kidman

Este ano assistiremos à estreia de 2 filmes protagonizados por Daniel Craig e Nicole Kidman, respectivamente, Invasion e The Golden Compass. Este último contará ainda com a presença de Eva Green que dividiu a tela com Craig em Casino Royale. O filme Invasion tem data prevista de estreia para este Verão, enquanto The Golden Compasss será a aposta de Natal da New Line Cinema.

sexta-feira, maio 04, 2007

Trailer - Shrek the Third


Aqui está um novo trailer para Shrek o Terceiro, a estrear dia 12 de Junho.

Spider-Man 3


Sam Raimi mostrou com os filmes anteriores ser capaz de nos apresentar uma história com pés e cabeça sobre um super-herói que ganha os seus poderes após ser mordido por uma aranha geneticamente modificada. Fazer o público acreditar nisto é algo que é elevado pelo facto de se poder identificar na personagem de Peter Parker (Tobey Maguire), um homem comum com os seus problemas e conflito interior que (super-poderes à parte) são ponto de identificação com o público.
Enfim estreia Spider-Man 3, o filme mais aguardado do ano que coloca um ponto final temporário na saga que rendeu (e custou) milhões à Sony Pictures. Se se pode dizer algo sobre este terceiro capítulo é que está ao nível dos seus antecessores e consegue trazer de volta as personagens já conhecidas do público e incluir novas também com os seus conflitos que transformem o filme apenas numa adaptação seca. Mas se existe algum lado pelo qual este filme pode pender pela negativa é nesse aspecto. A abordagem do conflito interior de Peter Parker não é muito diferente daquela que foi vista no primeiro e segundo filmes e Raimi continua excepcional na realização, não só nestas situações, como no romance com Mary Jane (Kirsten Dunst), também ela uma personagem complexa. Já para não falar dos extremos mas excelentes momentos de humor (o cameo de Bruce Campbell é hilariante). No entanto as duas horas e meia de filme não chegam para desenvolver o necessário para que se acreditar nas motivações de todas as personagens, principalmente Brock/Venom (Topher Grace) e Sandman (Thomas Haden Church), acabando por tornar o filme um pouco condensado. As cenas de acção também são os pontos altos do filme, e posso afirmar que superam os filmes anteriores, com efeitos especiais dignos de encher a tela. No entanto, e sendo uma obra dirigida ao grande público, é um pouco desgostoso verificar uma imensa quantidade de clichés que não abandonam as obras que nos chegam de Hollywood nesta época, e os diálogos e cenas construídas de um ponto de vista muito americano (já para não falar na gigantesca bandeira dos EUA explicitamente colocada num dos planos mediáticos do filme).
Spider-Man 3 revela-se assim bom mas previsível que vale a pena ver e não há dúvida que irá rebentar nas bilheteiras em todo o Mundo, como já o fez pela Europa nesta semana de estreia.

Liv Tyler em Incredible Hulk


A actriz Liv Tyler tem andado um pouco desaparecida dos ecrãs desde a trilogia de O Senhor dos Anéis, pelo menos no que toca às produções que envolvam mais dinheiro. No entanto, surge agora a notícia de que ela irá participar com Edward Norton em The Incredible Hulk como Betty Ross, substituindo Jennifer Connelly, infelizmente. Era, de facto, de prever que Connelly não voltasse ao papel. Mas pronto, protagonistas principais escolhidos, todos parecem contentes e o resultado será visto em meados de 2008.

(Fonte: JoBlo)

David Yates volta para o 6º Harry Potter

O realizador David Yates confirmou o seu retorno à cadeira de realizador para o 6º capítulo da saga de J. K. Rowlling, Harry Potter and the Half-Blood Prince. Já Chris Columbus repetira a realização com os dois primeiros filmes. Na minha opinião, diria que a Warner Bros. está mesmo contente com o resultado de Order of the Phoenix para deixar Yates repetir a proeza, sendo ele um realizador quase desconhecido no meio cinematográfico e vencedor de 2 prémios BAFTA na categoria televisiva.

Entretanto foram divulgados os novos posters do 5º filme que podem ser vistos através deste link.


(Fonte: ComingSoon)

The Simpsons posters

E assim divulgo alguns dos novos posters de The Simpsons Movie. Os restantes podem ser vistos através deste link (e também nos multiplex lisboetas, pelo menos).

quarta-feira, maio 02, 2007

Estreias - 3 Maio


Spider-Man 3
- InformaçõesCríticasTrailers

O Mistério da Estrada de Sintra
- InformaçõesTrailer

Shortbus
- InformaçõesCríticasTrailers

Le Concile de Pierre (O Concílio de Pedra)
- Informações

Sanxia Haoren (Natureza Morta)
- Informações

Iron Man!

E assim se revela finalmente o aspecto que terá Mark III o fato-robôt de Robert Downey Jr. em Iron Man, realizado por Jon Favreau.

O fato foi desenahdo por Stan Winston, responsável, entre outros, pelo aspecto de Terminator e dos dinossauros de Jurassic Park. Iron Man começou a ser rodado em Março e terá estreia em 2008.


(fonte: EW.com)

terça-feira, maio 01, 2007

Trailer - Rise of the Silver Surfer


Este parece ser o trailer definitivo de Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer, até porque a estreia é já em Junho. as reacções aos primeiros testes de exibição deste filme não foram muito positivas mas se o público transformou o primeiro capítulo num sucesso, não duvido que faça o mesmo com este. Aqui está o trailer. Não sei porque mas não me entusiasma muito.

(Fonte: Apple.com)