quarta-feira, março 11, 2009

Cameron e Avatar

Se é verdade que Jurassic Park foi o filme que revolucionou a noção de CGI no cinema, é verdade também que o grande pioneiro fora no ano anterior James Cameron que conseguiu colocar um Robert Patrick a andar para fora de um camião em chamas, com um aspecto metalizado e a ganhar forma humana. Quem não guarda esta imagem na sua memória?
Apenas seis anos mais tarde Cameron conseguiu nova proeza ao colocar um navio inteiro a navegar em pleno Oceano atlântico e afundando-se, mas sem antes levar consigo 11 Oscars da Academia.



Se existe filme que este ano promete dar que falar, esse filme é Avatar. Envolto em grande segredo, o filme está em produção há tempo suficiente para se pedir uma pequena espreitadela. Mas a prova de que Cameron não está a brincar é que o seu Avatar já tem oito trailers rejeitados pelo realizador para mostrar ao público, apesar de correr o rumor que na edição deste ano da ShowWest em Las Vegas, irá ser apresentado um trailer à imprensa.
A espectativa é grande, tendo em conta que este é o projecto que traz James Cameron de volta à realização depois de Titanic. Avatar estreia em Dezembro.